Vistoria Cautelar e de Vizinhança

Ela é a análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação.

São avaliadas desde pequenas avarias até situações mais críticas, que podem exigir reparos urgentes. Recomenda-se que a vistoria na inspeção predial inclua, pelo menos, os seguintes sistemas construtivos e seus elementos: estrutura, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação, coberturas, telhados, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas.

 

O que será feito?

Cautelar: Vistorias em todas as áreas, imóveis ou bens, antes do início de uma intervenção, como, por exemplo, a demolição de uma obra já existente, como medida preventiva (cautelar) ou produção antecipada de prova, para resguardo judicial

Vizinhança: Vistorias em todos os imóveis vizinhos a uma obra (dentro da área de influência), antes do início de demolições, execução de obras, reformas ou movimentações de solo. É um caso particular do Laudo de Vistoria Cautelar

Por que deve ser feito?

Laudo de Vistoria de Vizinhança tem por objetivo constatar o estado de conservação e estabilidiade dos imóveis lindeiros a determinada obra ou reforma, de maneira preventiva, a fim de distinguir anomalias construtivas (vícios) pré-existentes à obra daquelas ocasionadas posteriormente a ela. Também, identificar edificações precárias que podem colapsar com a execução da obra. Além disso, garante ciência ao proprietário quanto ao estado de seu imóvel, para que não reclame de algo indevido.
Muitos desconhecem, mas a vistoria cautelar de vizinhança é uma obrigação do construtor segundo a NBR 12722 (ABNT, 1992) em seu item 4.1.10 Vistoria preliminar, subitem 4.1.10.1: “Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistemas de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d’água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feita por profissional especializado habilitado uma vistoria […]”.

Laudo de Vistoria Cautelar tem por objetivo preservar o contratante de eventuais responsabilidades por reclamações de perdas e danos indevidos.

Como será feito?

Vizinhança: Todos os imóveis dentro da área de influência serão comunicados quanto ao início da vistoria. A Vistoria de Vizinhança será feita por meio de verificação sensorial, uso de instrumentos de medição de fissuras e registro fotográfico e/ou vídeo por câmera manual ou drone.

Cautelar: A Vistoria Cautelar será feita por meio de verificação sensorial, uso de instrumentos de medição (se necessário) e registro fotográfico e/ou vídeo por câmera manual ou drone.

 

Quanto vai custar?

Solicite um orçamento, traremos as melhores condições e preços!